top of page
  • Foto do escritorAdriana Mugnaini

Embrapa apresenta sistema RENIVA durante a FIMAN 2023

A ideia do sistema RENIVA é produzir matrizes elite de sementes

com alta qualidade genética e fitossanitária

 

“Nós vemos a maniva (rama da mandioca) como um chip tecnológico que carrega todas as informações de identidade da planta. O RENIVA vem para consolidar um modelo de negócio para multiplicação e oferta de material propagativo na cultura da mandioca. A ideia é produzirmos matrizes elite de sementes com alta qualidade genética e fitossanitária e multiplicar essa identidade nas propriedades de plantio”, explicou o técnico da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola, Hermínio Souza Rocha.


RENIVA é uma estratégia organizacional de produção em escala comercial de materiais de plantio de mandioca com o objetivo de difundir, por meio de uma rede devidamente articulada para multiplicação, a transferência de manivas-semente de mandioca com garantida qualidade genética e fitossanitária, tanto para pequenos agricultores familiares quanto para os grandes agricultores das principais regiões produtoras de mandioca em todo o território nacional. A principal aplicação é na estruturação, já em nível comercial, do segmento de produção de material de plantio para a cultura da mandioca de maneira organizada, devidamente registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


Como nas grandes culturas como milho, soja, feijão e mesmo na fruticultura, existe o segmento bem estruturado da produção de materiais de plantio devidamente registrado no Mapa e reconhecido pelos produtores, na cultura da mandioca não poderia ser diferente. Constitui-se, portanto, no alicerce de uma lavoura bem estabelecida, com reais possibilidades de sucesso e sustentabilidade para os interessados em investirem na produção de manivas-semente com sanidade vegetal comprovada. Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições.

 

Jornalista: Keila Metz

Fotos: Frederico Junglaus

Coordenação: Básica Comunicações




10 visualizações0 comentário
bottom of page