top of page
  • Foto do escritorAdriana Mugnaini

Participante maranhense apresenta Tiquira na 3ª edição da FIMAN

A Tiquira é uma bebida obtida através da

destilação artesanal da mandioca fermentada

 

A Engenheira Agrônoma e Consultora Ambiental Rita de Cássia Neiva Cunha está participando da FIMAN 2023 e trouxe uma iguaria maranhense para a Feira – a Tiquira, uma bebida alcoólica artesanal típica do Maranhão. De forte teor alcoólico, a Tiquira é obtida através da destilação artesanal da mandioca fermentada (não industrializada) e é comumente encontrada nos mercados de produtos regionais do Nordeste.

“Não se pode chamar a Tiquira de cachaça, porque cachaça é a bebida destilada a partir da cana-de-açúcar. A Tiquira é destilada a partir da mandioca. O nome da bebida vem do tupi, que significa literalmente destilar”, explica.

Desde maio de 2021, Rita Cunha trabalha com o Canal AgroRita no YouTube, onde fala com convidados sobre assuntos da Agricultura e Pecuária, levando informações técnicas para cada setor. Com a realização da FIMAN neste ano de 2023, ela criou uma série intitulada “Mandioque-se”, onde falou sobre vários temas ligados à cadeia produtiva da mandioca, inclusive durante uma Live realizada há algumas semanas com o presidente da Feira, Maurício Gehlen.

 

E chegamos ao final de mais um dia da FIMAN 2023!

Amanhã é o último dia de evento, não perca esta oportunidade!

Mais informações: https://www.fiman.com.br/

 

Jornalista: Keila Metz

Fotos: Frederico Junglaus

Coordenação: Básica Comunicações




18 visualizações0 comentário
bottom of page